segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Resenha : Extraordinário - R.J. Palacio

        




        Li esse livro faz quase um ano, mas uns dias atrás acabei tendo vontade de lê-lo novamente.
        Queria contar o que me chamou atenção no livro antes de começar a resenha. Enquanto eu estava passando o olho por uns livros na livraria vi esse virado, só com a capa da parte de trás a mostra e foi justamente por causa dessa parte que eu o comprei . Eu nem sabia do que se tratava, mas a frase " Não julgue um menino pela cara" chamou tanto a minha atenção, o modo como ela estava escrita , que me ganhou totalmente e me fez comprar o livro na hora.
        A história, basicamente, conta sobre um menino de 10 anos chamado August, que desde pequeno tem vários problemas de saúde. Seu nascimento, juntamente com a sua sobrevivência, foi um milagre da medicina. Um dos seus maiores problemas é o fato do seu rosto ser deformado, diferenciando-o fisicamente das outras crianças.
        Ao completar 10 anos, finalmente os pais e August resolve coloca-lo em uma escola, pois antes ele recebia aulas em casa, devido ao fato de ter muitos problemas e saúde e também, apesar de tudo isso, os pais tinham medo de Auggie (apelido de August) sofrer bullying ou qualquer outro tipo de discriminação. August vai para a escola e o preconceito infelizmente acontece, as piadas e os apelidos foram inevitáveis, mas é ai que R.J. Palacio dá o toque especial no seu livro. A autora cria a história mostrando o outro lado de Auggie, não o da criança com deformação, mas o de um menino de 10 anos, que gosta de brincar, ver filmes, conversar com os amigos, se divertir como qualquer outra criança. August sofre em alguns momentos, chega a não querer ir mais à escola e isso acaba fazendo o leitor sofrer junto, já que você se apega muito aos personagens, porém o romance mostra como ele consegue fazer amigos, ver o lado bom das coisas e conseguir seguir como o menino normal que é.
        O livro é dividido em oito partes, sendo duas delas narradas por August e as outras seis por outros personagens da história. Isso deixa o livro com uma dinâmica diferente, porque mostra a visão de várias pessoas sobre August e como lidam com a situação de conviverem como ele e todas as emoções que sentem.
        Como o título já nos diz, Auggie é EXTRAÓRDINÁRIO! Consegue fazer você se apaixonar por ele em dois tempos, não só por ele em si, mas por sua história, seu jeitinho de criança e por todas as lições que podemos tirar diante do que a história nos conta. O livro te faz enxergar o mundo de uma forma diferente, é como o rio de Heráclito: depois de conhecer August você nunca mais será o mesmo.

 P.s.:Auggie tem um professor na escola (Sr. Browne) que todos os dias escrevia um p receito no quadro. Um dos que mais consegui aplicar a história foi um que Auggie escreveu : " Toda pessoa devia ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo". 

Espero que tenham gostado, se quiserem resenha de outro livro ou queiram bater um papo sobre Extraordinário ou sobre a resenha, deixa aí nos comentários. 

Beijos!! Até mais! 

Um comentário: